Você já pensou que pode ter direito à tirar a CNH Especial e não saber? Isso porque muito se engana quem pensa que apenas pessoas com problemas graves de mobilidade podem usufruir desse benefício. Na verdade, há uma lista imensa de diagnósticos que podem possibilitar tirar esse tipo de documento, o que acaba englobando um grande número de pessoas.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef), cerca de 100 milhões de brasileiros podem ter direito á CNH Especial.
O que acontece, é que a falta de informação faz com que muita gente sequer tenha conhecimento desse direito. Veja quais são essas patologias e descubra se você pode ser beneficiado com a compra de carro novo com até 30% de desconto!

CNH Especial: quem tem direito?
A CNH Especial foi formulada para atender pessoas com mobilidade reduzida, doenças ou patologias que acometam funções cognitivas ou de movimento. No entanto, algumas delas são silenciosas e muitos diagnósticos são bastante comuns.
Algumas pessoas, entretanto, não podem, em hipótese alguma, dirigir seu próprio carro, ainda que seja adaptado. É o caso de portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista); pessoas com deficiência visual cuja acuidade seja 20/200 ou menor, segundo a escala de oftalmologia Snellen; ou quem tem qualquer grau de deficiência intelectual.
Nesses casos, no entanto, é possível indicar até 3 pessoas como condutores em seu lugar, podendo, da mesma forma, se beneficiar do desconto para comprar carro zero quilômetro.

Quais são os benefícios?
É justamente aí que a CNH Especial fica ainda mais interessante. Isso por que, além de ganhar mais mobilidade e independência, a pessoa também consegue comprar o carro novo com isenção de impostos. A chamada Isenção de Condutor permite que um carro zero Km seja comprado sem o pagamento de taxas estaduais e federais, como ICMS, IPI e IPVA. Dessa forma, o valor do veículo chegar a ficar até 30% mais barato. Além disso, o condutor também fica desobrigado do rodízio municipal que acontece
em algumas cidades, como São Paulo.

Quais são os principais diagnósticos
É claro que não basta você saber que tem algum dos diagnósticos listados, é preciso comprovar através de laudo e perícia médica feita pelo próprio Detran. Depois disso, há todo um processo para a tirada da CNH Especial, mas autoescolas especializadas oferecem assessoria em toda as etapas. A questão é que a maioria da pessoas não sabe que a lista de diagnósticos é
bastante ampla. Para se ter uma ideia, ela engloba patologias como artrite e artrose, hérnia de disco, escoliose, mastectomia e ponte de safena com limitações, entre muitas outras.

Confira a lista das principais e veja se você se enquadra em algum desses casos:

 Amputações
 Artrite Reumatóide
 Artrodese
 Artrose
 AVC
 AVE (Acidente Vascular Encefálico)
 Autismo
 Alguns tipos de câncer
 Doenças Degenerativas
 Deficiência Visual
 Deficiência Mental
 Doenças Neurológicas
 Encurtamento de membros e más formações
 Esclerose Múltipla
 Escoliose Acentuada
 LER (Lesão por esforço repetitivo)
 Linfomas
 Lesões com sequelas físicas
 Manguito rotador
 Mastectomia (retirada de mama)
 Nanismo (baixa estatura)
 Neuropatias diabéticas
 Paralisia Cerebral
 Paraplegia
 Parkinson
 Poliomielite
 Próteses internas e externas, exemplo: joelho, quadril, coluna, etc.
 Problemas na coluna
 Quadrantomia (Relacionada a câncer de mama)
 Renal Crônico com uso de (fístula)
 Síndrome do Túnel do Carpo
 Talidomida
 Tendinite Crônica
 Tetraparesia
 Tetraplegia

Quer saber mais sobre a CNH Especial?
Venha fazer uma avaliação gratuita na Autoescola Javarotti e descubra se você tem direito aos benefícios!


Compartilhe:

Leia também